Spiritual Path

Monday, June 25, 2007

Alimentação Desintoxicante x Equilíbrio Emocional

Por: Conceição Trucom - mctrucom@docelimao.com.br

Quando aprendemos a nos reconectar com nossa essência e a pureza do nosso organismo, integramos a criança interna e nossas múltiplas inteligências à nossa vida. Desta forma possibilitamos o brincar com nossos desafios com permissão e compaixão. Assim, a proposta deste tema é uma reflexão sobre as formas de lidar com nossas emoções, que algumas podem ser saudáveis e outras podem nos levar à condição que Candance Pert chama de sentimento ou emoção não curada.
Sentimentos não curados levam a pessoa a viver num mundo de isolamento crescente, mente iludida e doenças em vários graus de não-sanidade.
Podemos olhar para nossas construções emocionais como dois conjuntos de engrenagens interligadas, mas com desdobramentos opostos dentro de uma visão evolutiva: o ciclo ou mundo da ILUSÃO e o ciclo ou mundo da REALIDADE.

O ciclo da REALIDADE nos leva a uma ATENÇÃO LIVRE, para perceber o mundo no momento presente. Ou seja, os 5 sentidos estão sendo usados com plenitude e assim existe um Ser em "estado de alerta" quanto à realidade e perspectivas.

O ciclo da ILUSÃO, ou pensamento iludido, gera uma ATENÇÃO BLOQUEADA, ou seja, os 5 sentidos estão bloqueados. Portanto o enxergar, o escutar, o sentir (contato e sabor) e o olfato (que armazena enorme quantidade de memórias afetivas) estão minimizados, adormecidos ou entupidos e isto nos leva cada vez para maior distância da sensação do momento presente.
Observando a figura a seguir, o nosso ponto de partida é a VIDA ou MEIO AMBIENTE, quando precisamos interagir com a natureza, os animais, vegetais, seres humanos e tudo o mais. Estamos VIVOS? Então estamos cercados pelo MEIO AMBIENTE.



O passo seguinte é o estresse interno gerado pelo que desejamos e nos acontece no ambiente externo. O estresse, ou tensões diárias têm um impacto importante em todos os nossos corpos. No corpo físico, os neuropeptídeos se comunicam dentro de diversos sistemas, para que as ações corretas ocorram e preservem nossa vida e saúde. No psicoemocional experimentamos diferentes sensações e as rotulamos como EMOÇÕES.
Experimentamos emoções primárias como: tristeza, desgosto, raiva, ansiedade, alegria, aceitação, medo e surpresa. Mas, podemos misturá-las e obter muitas emoções secundárias. Alegria e medo = culpa, medo e surpresa = alarme, raiva e desgosto = autojulgamento.
E podemos ainda distinguir entre emoção, humor e temperamento e a diferença está na duração: as emoções são passageiras, o humor pode durar dias e o temperamento é estável ao longo do tempo.

Deixe-me começar dizendo que eu acredito que todas as emoções são saudáveis, que elas unem corpo e mente. Raiva, medo e tristeza, chamadas emoções negativas, são tão saudáveis quanto a calma, coragem e alegria. Reprimi-las e não deixá-las fluir pode estabelecer uma desintegração no sistema, funcionando com objetivos contrários mais do que como um todo integrado. O estresse criado com isso, e que assume a forma de bloqueios e insuficiência no fluxo dos sinais do funcionamento celular, é que provoca enfraquecimentos e podem levar às doenças. A chave é expressar as emoções e deixá-las sair, para que não se solidifiquem, criem bloqueios ou cresçam sem controle. Candance Pert.

Quando sentimos as EMOÇÕES, podemos escolher entre o ciclo da REALIDADE, que é saudável ou o ciclo da ILUSÃO que não é sano. O que percebo como importante é, quando vem a EMOÇÃO, tomar a decisão - a escolha consciente - no momento exato quando ela ainda é possível, pois uma vez inconsciente, o caminho ao mundo da ILUSÃO, com suas engrenagens lubrificadas pelo pouco contato com a REALIDADE, tornam a reversão para a lucidez e sanidade, a cada momento mais difícil e a doença então será inevitável e irá cristalizar.

Quando seguimos o ciclo da REALIDADE passamos da EMOÇÃO à CATARSE. Transformamos a EMOÇÃO numa condição que podemos, a partir de uma ATENÇÃO ALERTA, deixar mais claras as respostas e compreensões daquele aprendizado.
Neste caso, a prática diária da Alimentação Desintoxicante pode ser uma poderosa ferramenta, quando permite que os 5 sentidos, portanto que a ATENÇÃO ALERTA seja um estado constante de percepção do momento presente. O riso, a dança e o canto também podem ser boas ferramentas de transformação de cargas emocionais que nos desequilibram e jogam, em estados de ATENÇÃO BLOQUEADA, ou seja, diretamente no ciclo da ILUSÃO.

O ciclo da ILUSÃO também começa com a EMOÇÃO que experimentamos em resposta ao estresse diário da vida. Mas, neste caminho, acreditamos que não é apropriado sentir ou liberar tais emoções, ou talvez, com o organismo e os 5 sentidos muito intoxicados e densos, não temos a menor idéia de como liberá-las com equilíbrio e segurança.
Armazenamos estas emoções em nosso corpo e as experimentamos como sentimentos que carregamos como subtexto (inconsciente) de tudo o que falamos ou fazemos. Estes sentimentos ficam refluxando horas, dias, meses e anos, e tornam-se sentimentos velhos, arraigados, cristalizam e aderem na nossa identidade.
Quando ansiosa, a falta de fé é uma constante na vida da pessoa, e essa falta de fé torna-se um SENTIMENTO NÃO CURADO que bloqueia a todo momento a ATENÇÃO ALERTA das emoções e intenções dos outros e de si mesmo. Os SENTIMENTOS NÃO CURADOS provocam ao longo do tempo uma inabilidade para o ESTAR PRESENTE, portanto para o envolvimento mais pleno com as pessoas e a vida.

Um exemplo comum: se eu tenho 100 pontos de ATENÇÃO ALERTA para usar, mas deixo sempre umas 60 pontos para sustentar a perpetuação dos meus SENTIMENTOS NÃO CURADOS, só terei 40 pontos para escutar a alegria de um amigo, enxergar um pôr do sol, sentir o cheiro do bolo que minha mãe fez para mim e receber o abraço do meu filho.
Passamos pela vida com muito pouca ATENÇÃO ALERTA, portanto interagindo "meia boca" com o mundo que nos cerca, criando mais estresse e ILUSÃO.
O ciclo da ILUSÃO se autoperpetua na medida que cada vez aumenta o nível de ATENÇÃO BLOQUEADA, pois as leituras distorcidas dos 5 sentidos e as cargas de toxinas aqui geradas, e não liberadas, só vão aumentando.

Há um desenvolvimento ao AUTOJULGAMENTO por não se julgar "normal", "amável", desejável" ou "respeitável"; e mais ESTRESSE é gerado. Esse ciclo dificilmente volta a se conectar com o MEIO AMBIENTE, a VIDA REAL.
Na verdade, não se trata do que acontece na vida da pessoa a cada momento, mas do acúmulo de SENTIMENTOS NÃO CURADOS. O mundo está acontecendo agora, no momento presente, e não como a 6 meses, 1 ano ou 10 anos atrás.

Muitos de nós, simplesmente não sabem ou lembram, onde ficou enganchado neste ciclo da ILUSÃO, mas quer saber?
Proponho começar já a usar ferramentas que nos ajudem a resgatar a plenitude dos nossos 5 sentidos, através da limpeza dos 5 sistemas excretores e de todas as papilas degustativas.

Conceição Trucom é Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.
Adquira seus livros, visitando o Site.
Email: mctrucom@docelimao.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home